NOTÍCIAS

18/02/2014
PROGRAMA DO GOVERNO ESTADUAL MULHERES DE PEITO
 

Programa do governo estadual quer incentivar diagnóstico precoce

Mulheres entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano par e fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro, já podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico. É o programa do governo estadual "Mulheres de Peito".

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, para fazer o agendamento da mamografia, basta ligar para o call center da pasta, número 0800-7790000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Limeira, os exames serão realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Santa Casa e Postão.
O objetivo do programa é rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença.
No próximo mês, será a vez das aniversariantes de março agendarem a mamografia sem necessidade de pedido médico. Esta primeira fase do programa é destinada a quem nasceu em ano par, mas caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.
As mulheres nascidas em ano ímpar e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade de agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário. A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação do exame.

LIMEIRA
Em Limeira, as mulheres que não se encaixam no programa estadual também podem fazer o exame, mas é preciso passar por um médico da rede e o mesmo ter solicitado que a paciente faça o exame. O procedimento é realizado ou na Santa Casa, ou no Postão.
Com o pedido de exame em mãos, o centro de saúde agendará para a paciente. A mesma receberá a informação com a data, horário e local que irá realizar o exame.
Conforme informações da Secretaria de Municipal de Saúde, desde o momento do agendamento até a realização do exame, o tempo de espera gira em torno de 15 a 20 dias. Por mês, são realizadas, em média, 700 mamografias na rede pública de Saúde.

   
 
 
VOLTAR