NOTÍCIAS

27/03/2013
Conquista dos pacientes com câncer de mama
 

 

A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – da qual  a ALICC é  filiada, anuncia mais uma conquista dos pacientes de câncer de mama. A ANVISA acaba de publicar a aprovação regulatória do medicamento everolimo no Brasil, atendendo a necessidade de centenas de pacientes com tumores avançados hormônio-resistentes, que já falharam a varias terapias. A FEMAMA, em conjunto com seus parceiros, vem lutando há muito tempo para que pacientes nessa fase da doença não continuem sendo negligenciados sem acesso a novos tratamentos de terapia alvo.

“Acreditamos que um dos caminhos mais importantes para a redução da mortalidade por câncer de mama é o acesso democrático aos medicamentos com tecnologia de ponta, eficazes, e de uso oral como é o caso do everolimo”, afirma da Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA. A entidade participou ativamente dos debates junto aos congressistas da Frente Parlamentar pela Saúde, para a aprovação do medicamento e, felizmente, a proposta foi aprovada com agilidade e precisão. Estamos muito satisfeitos com esta conquista.

 

O everolimo é um medicamento inovador, pois resgata a possibilidade de continuar tratando os pacientes com anti-hormônios, poupando-os de tratamentos agressivos como quimioterapia (via endovenosa) e reduzindo assim, seus efeitos colaterais. “ É uma luz na história do câncer de mama e é fundamental que seja usado no prazo máximo de 60 dias, a partir do diagnóstico de progressão da doença”. O medicamento deve ser usado somente em casos de câncer avançado, quando a doença é recorrente ou metastática em pacientes na pós-menopausa.

Formada por organizações associadas em todo o país, a FEMAMA tem por objetivo lutar por melhorias no acesso à informação, a exames de qualidade, a tratamento e à reabilitação e acredita que o câncer de mama tem 95% de chances de cura sempre que diagnosticado precocemente. A conquista mais recente da entidade foi a aprovação do projeto de lei, assinado pela presidente Dilma em novembro de 2012, que garante aos pacientes de qualquer tipo de câncer que iniciem o tratamento em no máximo 60 dias após diagnosticada a doença.

 

   
 
 
VOLTAR