NOTÍCIAS

03/11/2014
NOVEMBRO AZUL
 

O que é Novembro Azul?

No dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao câncer de Próstata. Com objetivo de conscientizar os homens sobre a prevenção da doença, foi criado a Movimento Mundial "Novembro Azul" pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, para ser uma referência na missão em orientar os homens a cuidarem melhor da própria saúde e prevenir o câncer de próstata.

Saiba o que é próstata

A próstata é uma glândula que se localiza na parte baixa do abdômen. Trata-se de um órgão muito pequeno, com cerca de 25 a 30 gramas, e que se parece com uma castanha, situada logo abaixo da bexiga, à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Sua principal função é produz 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Dados

Segundo a Associação Brasileira de Urologia :
• 50 mil novos casos de câncer de próstata são confirmados por ano no Brasil.
• 1 a cada 6 homens podem ter câncer de próstata;
• A cada 10 casos de câncer descobertos no início, 9 têm chance de cura;
• 90% dos casos são curáveis quando diagnosticados no início;
• 44% dos homens no Brasil nunca foram ao urologista apenas 32% dos brasileiros dizem já ter feito o exame de próstata.

Fatores de risco

Os principais fatores que contribuem para o aparecimento da doença são:
• Obesidade;
• Sedentarismo;
• Tabagismo;
• Histórico familiar: Ter tido um familiar próximo(pai, irmão ou filho) com esse tipo de câncer aumenta a chance de uma pessoa desenvolver câncer de próstata.

Sintomas

A maioria cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). dor óssea, principalmente na região da coluna, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

Diagnóstico

O câncer de próstata é curável quando detectado no início. Caso contrário, pode se espalhar para outras partes do corpo (metástases), tornando-se incurável. Pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA ou Antígeno Prostático Específico). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno

• Toque Retal: É possível verificar o aumento da glândula ou a presença de endurecimento ou nódulos, o examinador pode definir aonde se localiza essa alteração e recomendar outros exames diagnósticos mais detalhados para se descartar ou não a possibilidade de uma alteração neoplásica.

• Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico): exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata. Na maioria das vezes, quando muito aumentado, significa que houve uma alteração maligna das células dessa glândula. Porém, quando os níveis estão levemente aumentados, pode ser devido a qualquer outra alteração da próstata, inclusive um toque retal recente. Por outro lado, alguns pacientes com câncer de próstata não tem esse exame alterado.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir remoção cirúrgica da próstata, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Recomendações

* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;
* Homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;
* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

   
 
 
VOLTAR